Como Formar um Casal de Canários
Quando uma pessoa decide por criar canários, seja por hobby sério ou apenas para ter um animalzinho de estimação, geralmente adquire um macho, cantador, para alegrar a casa e ter o prazer de toda manhã ouvir seu belo canto.
Após algum tempo os iniciantes sentem logo vontade de formar um casal a fim de obter alguns filhotes e é ai que nascem muitas dúvidas, então, como formar um bom casal? Em primeiro lugar temos que decidir se queremos filhotes dentro do padrão de cor ou de porte. Devemos acasalar pássaros de cor com os de cor e de porte com os de porte, sempre dentro da mesma raça, ex. Gloster X Gloster, Padovano X Padovano.
Neste momento vou dar algumas dicas para criação de canários de cor. O primeiro passo é identificar a cor do seu pássaro ou escolher a cor predileta para criar. Decidida a cor seguiremos as seguintes regras:
1) Linha Clara cruza com Linha Clara
2) Linha Escura cruza com Linha Escura
3) Com Fator cruza com Com Fator
4) Sem Fator cruza com sem Fator
Escolhidos os canários certifique-se de que estão gozando de plena saúde e deixe-os em gaiolas separadas, mas próximas uma da outra. Os canários devem estar se vendo para que iniciem o “namoro”, para se acostumarem um com o outro. Ponha na gaiola da fêmea o ninho e pedaços de saco de batata em fiapos de 4cm. Quando estiverem os dois no cio, o macho cantando bastante e a fêmea procurando material para fazer ninho, coloque-os em uma mesma gaiola a qual, de preferência deve ter grade divisória, para que eles fiquem ainda uns dois dias separados. Passado esse período de adaptação, quando o macho estiver alimentando a canária pela grade, o casal deve estar formado e pronto para criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário